Produtos Geneticamente Modificados (GM) ou Transgênicos – Uma péssima idéia para a Saúde e para o Meio ambiente.

junho 3, 2011 at 2:56 pm (Brazil, Cultura, Desabafo, Informativo, Uncategorized)

Iae queridos leitores, blogueiros e pessoas que compartilham boas idéias na Internet. Já faz um tempo que não aparecia pra escrever…

Hoje eu estou aqui escrevendo por uma causa mais que Especial… Essa semana me foi delegado uma grande responsabilidade na UFPB, mas precisamente para a disciplina de Sociologia da Saúde. Eu apresentei um seminário sobre o Meio ambiente e sobre os Alimentos Transgênicos. É claro que eu precisei me aprofundar muito mais, e romper os meus conhecimentos antigos sobre o tal tópico  pra então entender a gravidade desse assunto que é tão discutido hoje em dia a nível mundial. Nas Pesquisas que eu fiz, os sites mais linkados desse tópico era o Greenpeace e outras Instituições Filantrópicas e Não-governamentais… Procurei conhecer mais sobre o Greenpeace, e vejam só… me identifiquei 100% com as idéias! Seja qual for sua área de conhecimento, seja ela saúde, humanas, ou exatas! Toda ciência terá sempre o fim de contribuir para a Sociedade de forma benéfica. Não precisamos ir muito longe no conhecimento, por mais que seja bom para nós, só nos basta olhar ao redor e ver que o Planeta tem ido de mal a pior, por conta do abismo enorme que o homem tem aberto entre ele e a natureza. Parece clichê, mas é o tipo da coisa que você ver: A Natureza pedindo socorro. Como Estudante da área de saúde, eu estou ciente dos danos trazidos pela alta-tecnologia, e a que eu quero enfocar hoje é a Engenharia Genética e implementação de seus “avanços” e seus danos à sociedade (e danos eu faço questão de não por aspas).  Meus tópicos nesse seminário foram Objetivos: Não se combate a fome que pode ser trazida por uma possível expansão de contingente populacional, modificando o complexo genético de plantações, ao ponto de aumentar a produtividade! Seja qual for nossa área de conhecimento, sabemos que o enfoque aqui não será quantidade, mas Qualidade. Todos nós devemos ter noção dos riscos que tais práticas trarão para a Sociedade.

“A introdução de transgênicos na natureza expõe nossa biodiversidade a sérios riscos, como a perda ou alteração do patrimônio genético de nossas plantas e sementes e o aumento dramático no uso de agrotóxicos. Além disso, ela torna a agricultura e os agricultores reféns de poucas empresas que detêm a tecnologia, e põe em risco a saúde de agricultores e consumidores. O Greenpeace defende um modelo de agricultura baseado na biodiversidade agrícola e que não se utilize de produtos tóxicos, por entender que só assim teremos agricultura para sempre.” – GreenpeaceBR

Como tais cientistas de Genética podem inserir novos genes nos alimentos, se o tal código genético tem sido complicado de se decodificar , ao ponto de provocar doenças até agora imprevistas ou outras conseqüências prejudiciais. Do que adianta eles quererem prevenir uma crise alimentar querendo ao mesmo tempo implantar esses genes às plantações e conseqüentemente esses produtos chegarem aos supermercados, pondo em risco a vida do consumidor e ainda mais, tendo eles a consciências dos danos ambientais causados pelo agrotóxicos? Isso se resume em uma frase: Não adianta querer fazer o bem, quando se tem feito mais mal do que bem. Sinceramente, leitores.. eu os encorajo e se informar mais sobre o assunto, em videos, sites, e ou até mesmo ONGs na sua cidade , e vejam a realidade, procure aonde está o  ‘bem” no meio disso tudo.. Certamente que não existe bem nessas tecnologias… Trata-se de danos ambientais e a Saúde Humana…  quais seriam as soluções para essa problemática?

– Proibição de aprovações de novas culturas transgênicas, em especial aquelas que são a base da alimentação de nossa população.

– Rotulagem dos produtos transgênicos, para atender plenamente a um direito do consumidor de saber o que está comprando.

– Fiscalização e cuidado na cadeia para que não haja contaminação. (GreenpeaceBR)

 

Não se deixe enganar! Promova seu bem-estar e o da Natureza. Aonde houver causas contra a implantação dos Transgênicos, a nível de sua cidade ou localização, projetos, divulgação, eu os encorajo a participar… é uma causa que vale a pena!

Dicas de sites para mais informações:

-> http://www.greenpeace.org/international/

-> http://www.greenpeace.org/brasil/pt/

 

Sigam também: @GreenpeaceBR

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

