Rio de Janeiro, que o Cristo vivo e Verdadeiro estenda os braços sobre Nós…

abril 19, 2011 at 4:55 pm (Uncategorized)

Seja por título, ou pelo que todo mundo diz, quem vem ao Rio descobre que a Cidade é realmente maravilhosa. Tem muitos encantos, uma metrópole situada entre montes e colinas e que vai se nivelando até chegar no nível do mar, não se ver muito isso nas capitais brasileiras… começa daí. Nessa minha curta temporada aqui eu pude perceber que não é complicado andar por aqui, quando você tem boca pra perguntar… O lugar que eu mais estive no Rio foi na famosa Praça XV, onde se encontra a estação das barcas que liga o Rio a Niterói. Pra quem mora de Niterói, são gonçalo, maricá, Itaboraí, e cidades mais ao norte, existem duas opções (que eu conheço) pra chegar no Rio de Janeiro-RJ: uma é pela famosíssima ponte Rio-Niterói, e outra é pela estação das barcas situada no centro de Niterói, as margens da Baía de Guanabara. Essa segunda e última  foi a mais utilizada por mim. A impressão que tive é que pra os que preferem vir de barca, e ali na Praça XV, que começa o rio de janeiro para os norte-fluminenses. A Rio Branco, Uruguaiana, Pres. Vargas, típicas avenidas para você parar e saber que não tem como se perder. Não foi tão difícil pedir informação pra algum carioca, e confesso que não me surpreendeu o fato de alguns não pararem, mesmo que eu estive em trajes turísticos e meu sotaque denunciasse que eu não era da região. O que mais me chamou atenção no Rio de janeiro:

1. A imagem que mais sai para o Brasil e para fora do Brasil é de um Rio de Janeiro de praias…. Copacabana, Leblon, Ipanema, Barra é tudo muito Belo. Mas nem só de Praias existe o Rio de Janeiro, existem Lugares muitíssimo interessantes para se conhecer no Centro, na Lapa e nas Regiões mais afastadas. A Tijuca (que não é a barra) por exemplo, é um Bairro verde e muito lindo de se conhecer na Zona Norte e com excessão de praia, tem tudo que um bairro como copacabana tem🙂

2. O Calor aqui é algum que eu nunca vi em nenhum outro lugar, e pra essa época do ano é de se estranhar

3. Apesar do Trânsito caótico típico de Metrópole, Eu avistei motoristas educados e que respeitam as regras do trânsito. Não dá pra generalizar porque toda regra tem sua excessão, mas sou levado a pensar que o Pessoense deveria aprender certas regras de gentileza do trânsito com os cariocas.

4. Por todo lugar que se vai sempre tem pessoas falando no mesmo dialeto. O Sotaque Fluminense, em muitos carregado, e poucos menos acentuado, a não ser que você se policie a cada segundo, a cada palavra que se fala, você não perde o seu. Se não for assim, você acaba adquirindo ‘forçadamente’ o sotaque, que foi o que aconteceu comigo… talvez seja uma questão de espaço… Assim que eu voltar pra minha terra perco esse sotaque em dois tempos… Agora mais do que nunca, acho lindo o sotaque carioca…

5. Quando você vir pra o Rio de Janeiro, não se deixe levar pelo que Você na Globo ou pelo que dizem. Perigo é relativo. Eu por exemplo, andei bastante pelo Centro e regiões nobres da Cidade com o GPS ligado, na mão, e não deixei de tirar fotos em certos lugares… o que eu quero dizer com Isso? que sou Imprudente? Não. A Malícia de olhar em redor, ver o movimento, ver postos policiais e acima de tudo se sentir confortável, eu tive, e todos que deveriam ter quando vir pra cá. Até porque, quando se é assaltado 5 vezes em sua cidade natal que é considerada uma das mais calmas, ou você aprende com isso, ou você se traumatiza. Eu fico com a primeira opção. E digo mais: Uma amiga minha Recifense, viveu perfeitos 21 anos na capital do frevo na maior tranquilidade, e se mudou pra João pessoa pra ser sequestrada Lá. O que eu quero deixar claro é: Não adianta sair pelo Rio desconfiando, escondendo camera e celular em tudo que é canto, porque não vai influir em nada. Quanto ao mais, aproveite, tire muitas fotos e use seus aparelhos em via Pública levando em consideração isso que eu acabei de citar. Acho errado deixar de sair, tirar foto, por um medo de algo que na Verdade em regra não existe. O Negócio é: se vc sabe onde tem abelha, não saia por aí com cheiro de mel… A problématica das favelas é outra Coisa. O que eu aprendi aqui é que 80% das pessoas que habitam nas favelas são pessoas trabalhadoras, de bem. Isso é um fato. O problema dos outros 20% (que eu nem acho necessário mencionar quem são porque tá na cara) já tem sido pacificado com um policiamento massivo até que haja controle sobre o local. Tais medidas precisaram ser tomadas.

Como metrópole, eu deveria saber que tudo aqui sempre será mais intensificado. Mas o que mais me chamou a atenção do Rio de Janeiro, é como o Turismo pornográfico e o sexo banalizado e desenfreado acontece aqui. Tá certo que na maioria das capitais isso acontece, mas aqui é um absurdo! Tive a chance de conhecer a Lapa durante o dia… não seria a melhor das experiências se fosse a noite, onde existe um show de Prostituição e Sexo a céu aberto. Até no modo de vestir nota-se enorme diferença entre outras cidades. Tudo muito apelativo. Fiquei chocado quando eu estava passando pela Uruguaiana e avistei um orelhão, e dentro do orelhão, cheio de anúncios de Garotas, e garotos de programa, travestis… Daí comecei a ver o porque do cartão postal do Rio de Janeiro e até mesmo do Brasil ser o carnaval. Talvez a imagem que os outros povos tem do Nosso País, é que ele seja um país onde tudo pode, onde tudo é bagunça, onde o sexo é banalizado, deixou de ser algo de Deus… Tenho certeza que o principado e potestade que vem tentando ao longo dos anos dominar o Rio e assim todo o país, e o principado da Sensualidade, e que precisa urgentemente ser Destronado! Vamos orar para que O Nosso País possa um dia ser chamado Nação Santa, País onde Reina o Senhor, Aonde há Santidade, a começar pela Cidade Maravilhosa!

Em todos os aspectos, eu fui impressionado! O Rio me impressionou. O Rio me ganhou, e eu ganhei o Rio!!!!!!! Essa não é o tipo de cidade pra se visitar só uma vez….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: