Transplante de Médula Óssea: A Possibilidade de ”dar” a Vida

novembro 18, 2009 at 9:56 pm (Informativo, Saúde)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2001 começou mal para mim e toda minha Família. Depois de muitos desmaios e constantes crises de saúde, minha prima Jéssica Karoline, de apenas 14 anos, uma menina Linda, Contagiante e Cheia de Vida, descobriu que estava com Leucemia Linfoíde Aguda. Quando fiquei sabendo da Notícia, chorei incessantemente. Daí começou todo um processo e um ano cheio de Lutas e Dificuldades para combater a Doença, antes que ela tomasse níveis mais graves. Foi um ano muito difícil pra todos nós, pois viámos como Jéssica sofria com todo aquele Tratamento. Sua Vida Mudou radicalmente com a série de remédios, quimioterapias e diversos outros tratamentos daquela Doença. Víamos, mesmo com aquele sorriso contagiante no Rosto, a sua sinceridade, e nas lágrimas, a sua dor, perante aquele tratamento. Me lembro bem quando seu cabelo começou a cair, foram dias difíceis pra Nós, eu tinha 10 anos na época… A Doença se generalizou. No ano seguinte, em 2002, mais precisamente em Janeiro,  ela precisou voar urgentemente para São Paulo com minha tia, Dona Jacira Brito. Só Lá ela poderia receber o melhor tratamento e fazer o Transplante de Medula Óssea, pois da forma que a neoplasia se agravou, só mesmo um Transplante poderia salvá-la. Jéssica foi forte até onde deu pra ser. Segurou as pontas. Depois de tantas reações fisiológicas adversas, devido ao aumento das dosagens e dos antibióticos mais fortes, em meados de Fevereiro de 2002, Jéssica Veio a falecer. Hoje ela Teria 21 anos e estaria vivendo como eu estou, quem sabe cursando um curso universitário como eu, namorando, sendo feliz, nos fazendo felizes. Foi difícil pra mim e pra toda minha família, o pior de todos os momentos, o momento da Ligação da Minha Tia Jacira para toda a família. Doeu.Ssentimos na Pele, tão profundamente, a perda de uma pessoa que nos fazia tão felizes, de alguem que queríamos tanto. Pra mim foi tão grande o choque que demorou pra cair a ficha que aquilo tinha acontecido. Hoje me recordo com emoção dos bons momentos que eu, meus e meus primos passamos juntos com ela incluída. Deus sabe o que faz. Nos coube então aceitar aquelo Fato, e descansar em Deus pois Ele tem o melhor pra nós. Essa História é real, eu e minha família vivemos essa Dura história. Eu tinha 10 anos naquela época, e apesar da pouca idade já entendia do que tudo aquilo se tratava: Era Leucemia, e havia uma possibilidade de Cura para ela com o TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA.

Essa Historia infelizmente se repete pelo Brasil inteiro, com dezenas de pessoas à espera de um doador que seja compatível com elas e que deseje fazer esse Transplante. É duro saber disso, mas é essa a REALIDADE. Muitos hoje ainda morrem por falta de doadores, ou pelo simples fato de não dá tempo de fazer o transplante pelo agravamento da doença. Não há nada mais humano, mais especial, mais bondoso, do que DOAR a vida a quem precisa, Trazer o sorriso de volta aos lábios de alguém, dando de nós aquilo que não nos faltará, mas que será criado em nós de novo em cerca de uma ou duas semanas, que é a medula óssea. Essa semana, durante um evento cristão aqui em minha Cidade. havia umas tendas com postos de coleta de sangue. Era para levar para o homocentro com fins de transplante de médula Óssea. Fiz meu cadastro, e coletaram meu sangue. Fiz de coração. amei ter feito aquilo, e aguardo ansiosamente a resposta de que sou compátivel com alguém que precise do transplante, nesse enorme Brasil. Dei minha palavra e prometi a mim que onde fosse eu iria pra fazer esse Transplante. Gostaria então que você, leitor, lesse com bastante atenção ao artigo a seguir. É muito importante se você quer ser um doador. A Minha parte na Contribuição da Vida Humana já estou fazendo. E você?

_____________________________________________

* A doação de medula óssea é um ato de solidariedade e pode ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura. Por isso, quanto maior o número de brasileiros cadastrados, maiores as chances dos pacientes. Voce pode ser a única esperança de cura para muitos portadores de doenças do sangue. Veja o procedimento do Cadastro de doares:


* A doação de medula óssea é um procedimento seguro que não causa qualquer problema à saúde do doador.

* Muitas pessoas confundem medula óssea com medula espinhal. A medula óssea é um tecido líquido, que ocupa a cavidade dos ossos. Já a medula espinhal, é formada por um tecido nervoso e ocupa espaço dentro da coluna vertebral.

 

* A medula óssea produz os componentes do sangue. Quando acontece a produção anormal de células sanguíneas, é preciso fazer um transplante para substituir esta medula. Veja a Ilustração:

* Tudo seria simples se não fosse a necessidade de encontrar uma medula compatível com a medula do receptor. No Brasil a relação é de um para cada cem mil doadores. Precisamos de muitos doadores para que possamos salvar uma vida.

* Por este motivo são criados bancos como o Registro Nacional de Doadores de Medula (REDOME/INCA), cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar!

* Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

* O transplante é a esperança de cura para portadores de leucemia e outras doenças do sangue.

* Todos com mais de 18 anos e menos de 55 anos de idade e com boa saúde podem se cadastrar como doador.


* Dirija-se ao posto de informações e cadastramento do Hemocentro da Paraíba.

* Após o cadastro, será coletada uma pequena quantidade de sangue (cerca de 5 ml) para fazer exames de compatibilidade caso voce concorde em ser doador.
* Suas características genéticas serão colocadas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

* Pronto! Voce é um doador! Caso seja verificada a compatibilidade entre a sua medula e a do paciente, voce será consultado para decidir sobre a doação. Por isso, é importante manter seus dados sempre atualizados (endereço, telefone, etc).

 

* Se por alguma razão, depois de ter feito o cadastro, voce não quiser se tornar um doador, voce poderá desistir a qualquer tempo.


Espero ter esclarecido quaisquer dúvidas sobre esse assunto. Ah se eu pudesse mexer na cabeça de todo mundo e dizer bem alto na suas consciências: ACOORDA!!  Faça o bem. É gratificante ver o sorriso de alguém da qual você a ajudou. Pode ter certeza Disso. Espero que este artigo tenha esclarecido quaisquer dúvidas sobre o assunto e que tenha trazido conscientização.
Abraços,
Ícaro Fenando Gomes e Cunha

2 Comentários

  1. walter said,

    tambem sou doador de medula ossea, mas ainda não precisei fazer a doação, as pessoas não procuram ajudar as outras, as vezes é mais facil doar dinheiro do que doar vida, só sentindo na pele para poder ver o quanto podemos fazer pra ajudar sem precisar gastar um centavo se quer, ninguem da minha familia precisou ou precisa de doação, porem vejo o sofrimento de tantas crianças e adultos, não da pra não ser solidario, é tanto sofrimento, se todos nós brasileiros fossemos doadores, concerteza tudo seria diferente!

  2. claudia r. de camarg said,

    Sou mãe de um menino de 14 anos que tem leucemia linfoide aguda e esta precisando de transplante , estou sentindo tudo o que esta familia passou mas espero que ,com soliedariedade ´nos consiga mudar o final da história , é muito sofrido e triste ver o filho da gente assim
    Ele esta com a doença desde 11/2010, tenho muito medo ………….
    Por isso peço encarecidamente doem , não faz falta alguma e assim salva uma vida….

Deixe uma resposta

