Precauções contra a Gripe Suína – PROTEJA-SE.

agosto 13, 2009 at 9:23 pm (Informativo, Saúde) (, )

É isso ae meus amigos, a gripe suína definitivamente chegou na Paraíba! O estado mais improvável de haver contágio em razão do seu clima inadequado à proliferação do vírus já tem seus primeiros casos.

Um já foi registrado, trata-se de um jovem que havia chegado a pouco de Brasília, onde recentemente houve um congresso da UNE (União Nacional dos estudantes). O Paciente foi internado no Hospital Universitário da UFPB, e veio a morrer em decorrência da Gripe, já que durante o tempo em que esteve em brasília os sintomas não tinham aparecido, e haver chegado em joão pessoa de veras debilitado. Ele apresentava histórico de doenças pulmonares, como pneumopatia crônica e má formação congênita no tórax. É de assustar isso não?

Me deparo com essa situação de cara, já que o contato pessoal é praticamente indispensável no meu dia-a-dia, constamente uso transporte coletivo, e consequentemente me exponho a esse vírus. Sei que muitas pessoas se veem nessa situação sem saber como proceder. Até essas suspeitas desaparecem precisamos tomar alguns cuidados com nossa Higiene, por isso lá vai um videozinho pequeno mais bem eficaz e um artigo.

Como a gripe suína se espalha entre humanos?

* O vírus da gripe suína tipicamente afeta porcos, não humanos. A maioria dos casos ocorre quando pessoas têm contato com porcos infectados ou objetos contaminados circulando entre pessoas e porcos.

* Porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de diferentes espécies infecta porcos, eles podem se misturar dentro do animal e novos vírus mutantes podem ser criados.

* Porcos podem repassar vírus mutantes de volta para humanos e eles podem ser transmitidos de humanos para humanos. A transmissão entre humanos é mais difícil do que em uma gripe convencional.

* Os sintomas da gripe suína em humanos são similares àqueles da gripe convencional – febre repentina, tosse, dores musculares e cansaço extremo. Este novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional.

* Vacinas estão disponíveis aos porcos para a prevenção da gripe suína. Não há vacina para humanos, embora o CDC esteja formulando uma. A vacina contra a gripe convencional pode ajudar a prover proteção parcial contra o vírus suíno H3N2, mas não contra o H1N1, como o que está circulando agora.

* Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da gripe suína, assim como outros vírus e bactérias.

Que precauções tomar contra a gripe?

1) Evite contato muito próximo com pessoas doentes e mantenha distância dos outros caso a pessoa infectada seja você.

2) Fique em casa se estiver doente. Assim você estará ajudando a não disseminar a doença

3) Cubra sua boca e seu nariz sempre que tossir ou assoar o nariz.

4) Lave as mãos, sempre, para prevenir contato com germes.

5) Evite encostar em seus olhos, seu nariz ou sua boca com as mãos sujas, para não que não sirvam de porta de entrada para os vírus.

6) Tenha outros bons hábitos, como dormir bem, fazer atividade física, controlar o estresse, beber líquidos e ingerir alimentos saudáveis.

Editado por: Ícaro F. Gomes

Fontes: O Globo/ Wscom/ Gabeira.com


3 Comentários

  1. Suzana meirelles said,

    Oi fernando bom o vídeo.Mas acho que as pessoas estão precisando de informações mias objetivas.está circulando na net um texto de perguntas e respostas claras e ojetivas,como também como se proteger da gripe não só no que diz respeito a higiene mas também como fortalecer o organismo.Entre em meu blog e procura está no mes passado.
    Acho importante também você colocar os telefones daí da Paraíba onde se pode encontrar os hospitais de referência.
    O Brasuil não está preparado para eta epidemia como eles insistem em dizer que estão.Aqui em São Paulo está difícil encontrar os remédios nos postos de atendimento.
    Um Abraço
    Suzana Meirelles

  2. icaro03 said,

    boa dica por os contatos ;D vlw suzan ;D

  3. brandy ballash said,

    you are right Icaro i dont understand any of this! but it was good talking to you again!

    hugs
    brandy

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: