Lordose e Hiperlordose – Inimiga do trabalho

agosto 11, 2009 at 3:40 am (Uncategorized) ()

Sim, queridos leitores. Eu sou vítima de Lordose. Nasci com essa curvatura, mais os constantes esforços que fiz nas costas ao longo da minha Vida me prejudicou um pouco. Ainda hoje dizem que ando impinado, que tenho uma pança grande, e que ando diferente. É tudo culpa da Lordose. Já fui poupado de muitos eventos desagradáveis por causa dela, mas também excluido de eventos que eu queria como meu ingresso no exército… Por essa razão quero me aprofundar nesse assunto aqui que muito me interessa. Tenho certeza que vocês leitores conhecem pelo menos uma pessoa que sofre com esse Problema.. Informação e conhecimento nunca é demais, por isso aí vai.

O que é lordose?

Curvatura da coluna vertebral com convexidade anterior. A lordose é normal (lordose fisiológica) na região cervical e lombar. É anormal quando se situa noutra parte da coluna vertebral ou quando é muito acentuada, neste caso fala-se em hiperlordose.

A hiperlordose lombar está associada a uma anteversão pélvica e consequetemente um realinhamento de todas as outras curvas da coluna para uma compensação.

A anteversão pélvica pode estar associada a um desequilíbrio dos músculos abdominal e glúteos, que estão enfraquecidos, e na musculatura lombar que se apresenta encurtada.

Já a retificação da lordose lombar, esta associada a retroversão da pelve, originando um costa plana, com diminuição da mobilidade.

A hiperlordose cervical é caracterizada por uma proeminência da cabeça, caracterizando um pecoó mais alongado à frente.

A retificação da lordose cervical caracteriza-se pela diminuição da lordose e consequentemente um pescoço reto, com diminuição de mobilidade.

Sintomas

  • Modificação da postura do corpo
  • Limitação da mobilidade da coluna.

Causas

  • Atitude assumida (má postura)
  • Fadiga
  • Fraqueza muscular
  • Gravidez
  • Obesidade

Diagnóstico e Exames

Quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico das deformidades da coluna melhor será o prognóstico. Para isso o examinador realiza exames físicos, com uma detalhada observação do paciente com as costas desnudas e nas vistas frente, costas e perfil. Este exame é complementado por outro de fundamental importância diagnóstica que é a radiografia. O Raio X é o exame de escolha para todo paciente com exame clínico sugestivo de deformidade da coluna vertebral. Deve ser realizado com o paciente em pé, nas incidências antero-posterior e perfil e de preferência incluindo toda a coluna no mesmo filme. As deformidades são mensuradas em ângulos pela radiografia.

Tratamento

O tratamento para correção de hiperlordose geralmente é conservador. A partir dos dados da avaliação, o fisioterapeuta vai traçar um programa de tratamento visando a melhora das condições físicas, funcionais e posturais do paciente. Entre os métodos de tratamento que dispõe o fisioterapeuta, nenhum causou tanto impacto quanto a Reeducação Postural Global (RPG). A sua proposta de globalidade tem sido aceita como eficaz no tratamento de várias patologias e, de modo especial, as da coluna vertebral e pode ser bem complementada com o uso de coletes ou palmilhas posturais (Podoposturologia) quando o paciente necessitar.

Se essa matéria foi útil para pelo menos uma pessoa, já me dou por satisfeito, porque pra mim foi…

Fonte: herniadedisco.com

18 Comentários

  1. sonia said,

    olá gostei muito do seu artigo, pois seu sofro do mesmo problema mas infelismente eu ainda não encontrei um medico capaz de me ajudar e as coisas só vem agravando.Mas ao saber que a minha coluna tenha tratamento já me dá vontade de procurar ajuda até encontrar. Então pode ficar tranquilo sua materia foi util.

  2. talita said,

    Esse artigo foi mnuito ultimo para mim fazer meu trabalho obrigado.

  3. Tais Fraga said,

    Ontem mesmo recebi o diagnostico de que tenho hiperlordose, fiquei profundamente triste pois meu pai tem problemas gravissimos de coluna devido a não ter tido os cuidados quando necessarios, hoje eu estou bem conciente do meu problema e já marquei a avaliação com o fisioterapelta, espero que ocorra tudo bem. tenho 22 anos de idade. E estou agradessida com essa leitura respunsiva, dinamica e com bastante conteudo. Muito grata.

  4. Li said,

    oii, td bem? gostei de sua materia, foi muito util para mim… sofro do mesmo problema e se não bastasse também tenho escoliose e devido a isso uma perna representa ser um pouco mais curta q a outra, nao q minhas pernas tenham diferença de tamanho, mas devido a curvatura da coluna fica assim… Mas ao saber que tem tratamento para a hiperlordose ja fico animada…

  5. Denisy de Paula said,

    Olha, que matéria suscinta, vai me ajudar muito num trabalho, q iéia massa, valeu.

  6. Larissa said,

    kkkk o minha cara de pena de vc !!! BRINKS AMOR

  7. christian said,

    gostei muito …… vc conseguiu falar de todas as infor

  8. Fabiana Rocha said,

    Oi, gostei muito da matéria, meu filho de 10 anos tem esse problema e escoliose também, já o levei ao ortopedista e ele indicou apenas natação como tratamento, fiquei muito triste porque ele falou q não tem cura, apenas vai impedir q avance mais o problema. Será? preciso de orientação, por favor ajude me quem puder, desd já agradeço.

  9. selma said,

    Foi ótimo saber que existe um tratamento para esse tipo de problema, sem um tratamento a coluna vai curvando cada vez mais.

    • icaro03 said,

      problemas de desvio da coluna vertebral devem ser notados desde a infância… o tratamento pode ser eficaz quando tratado desde cedo, com tratamento ortopédico e até fisioterápico. já na fase adulta, pode-se reduzir em pouco o desvio e melhorar a qualidade de vida com sessões terápicas de rpg. é a minha opinião.

  10. Jéssica Azevedo said,

    olá. seus post me tirou algumas dúvidas. obrigada

  11. deivid.sousa@live.com said,

    ahh estranho mano

  12. mayara pamela said,

    adorei pra mim foi muito útil

  13. linci182 said,

    Muito útil pra mim tbm,obrigada! =]

  14. Dri 82 said,

    Foi muito útil. Estou passando por um problema grave poque passei em um concurso público e na hora de fazer o exame de admissão para assumir o cargo o perito disse que tenho hiperlodose e talvez não iria me liberar para trabalhar. Já que tem tratamento por quê não posso trabalhar. Por favor alguém pode me responder se não terei direito de assumir meu cargo? De acordo com minhas funções não é um serviço pesado.

  15. APARECIDA DIAS PINTO GOMES said,

    Olá … gostei muito da sua explicação…! Tenho escoliose e hiperlordose… A dor na região lombar é muito grande e também tenho dor aguda nas pernas … Estou fazendo fisioterapia e ainda não ví melhoras. o médico falou-me para fazer musculação, sem nenhum tipo de impacto…Agora entendo melhor o que é hiperlordose, obrigado

  16. Solange Campos Fialho said,

    maio 4, 2012 às 17:18
    Sua informação foi ótima, acabei de descobrir que tenho hiperlordose, já estou fazendo pilates, e com este comentário fui muito ajudada. Deus te abençõe.
    Solange Fialho.

  17. Euclides de Paula said,

    EXISTEM PAIS NEGLIGENTES E PERVERSOS, QUE NOTAM QUE SEU FILHO OU FILHA TEM PROBLEMA DE COLUNA, COMO HIPERLORDOSE, HIPERCIFOSE, ESCOLIOSE E OUTROS, NÃO LHE DANDO A MENOR ATENÇÃO. NÃO TRATADA NA INFÂNCIA, A DEFORMIDADE PARECE NÃO TER CURA, A NÃO SER QUANDO A VÍTIMA, DEPOIS DE MORRER, REENCARNA. COMO A JUSTIÇA DIVINA É PERFEITA, E CADA UM DE NÓS TEM O QUE MERECE, A CAUSA ESTÁ EM VIDAS PASSADAS. QUEM NASCE ASSIM, PORTANTO, ESTÁ RESGATANDO UM CARMA. MAS SEUS PAIS, QUE NÃO BUSCARAM TRATAMENTO, TERÃO O MESMO PROBLEMA EM SUAS VIDAS SEGUINTES. SUGIRO, CONTUDO, “O “TOQUE QUÂNTICO”. COMPRE O LIVRO. PODE DAR CERTO PARA O SEU CASO E OUTROS, COMO É ENSINADO.
    UM ABRAÇO.

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

